6 de mai de 2012

Séries de Livros

Na reestreia dessa sessão sobre literatura, temos algumas novidades!


Primeiro, queremos saber: quais livros vocês gostariam de ler resenhas aqui no blog? A nossa ideia é publicar semanalmente resenhas de livros indicados pelos leitores. A ordem de publicação dependeria de alguns fatores: 1- livros que a equipe do blog já tenha lido; 2- livros disponíveis em Campina Grande ou João Pessoa; 3- Tempo de entrega das lojas virtuais; 4- O tempo de leitura, nosso objetivo é que seja o mais rápido possível.

A outra novidade é que estamos planejando complementar o espaço sobre literatura com o sorteio de livros. O regulamente será publicado em breve!

E antes de fechar essa publicação, queremos pensar um pouco sobre esse fenômeno das sagas literárias. Estamos cientes que não é algo novo. A forma seriada de literatura existe lá da época dos folhetins (e até antes disso), em que alguns autores publicavam suas histórias divididas em partes nos jornais, revistas, etc. Mas não podemos negar que ultimamente esses livros estampam as prateleiras das livrarias e figuram nas listas dos mais vendidos. Dessa forma, pensamos em fazer um breve brevíssimo panorama das sagas que lemos ou já conhecemos as histórias. E esperamos começar a publicar as resenhas muito em breve.

Mas qual é o critério para classificar livros em série? Continuação da história? E se tivermos os mesmos personagens, mas com um enredo novo? Resolvemos considerar tudo isso!

Um dos grandes sucessos da atualidade, do escritor George R. R. Martin, Crônicas de Gelo e Fogo, já teve cinco livros publicados mundialmente e quatro no Brasil: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis e A tormenta de espadas e O Festim dos Corvos. Também podemos acompanhar a versão para TV da HBO, ganhadora de prêmios como Emmy e Globo de Ouro.

Sobre a temática dos vampiros, algumas com lobisomens e outros seres sobrenaturais, uma das séries mais conhecidas tem como um dos personagens principais Lestat de Lioncourt. Trata-se das Crônicas Vampirescas da escritora norte-americana Anne Rice, Entrevista com o Vampiro, primeiro livro da série, foi lançado no Brasil em 1994.

De alguma forma, a história de Edward e Bella invadiu as nossas vidas, seja pela leitura dos livros, os filmes ou o bombardeio da mídia nesses últimos anos. A série Crepúsculo,de Stephenie Meyer, conta com cinco livros publicados. Outras séries no universo vampiresco: particularmente, gostamos mais Sookie Stackhouse, Os Diários do Vampiro, A Irmandade da Adaga Negra.
                                   
Em As Brumas de Avalon, temos as histórias dos personagens do ciclo arturiano, Lancelot, Guinevere, Morgana, Merlin, Rei Arthur, contada a partir do ponto de vista das mulheres. A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei, O Prisioneiro da Árvore são os livros que compõem essa saga da escritora Marion Zimmer Bradley.

Há que diga que a saga Fallen, Lauren Kate, é a versão com anjos de Crepúsculo. Se isso é positivo ou negativo, depende de cada um. Mas não podemos julgar tanto assim sem ler, não é mesmo? O que sabemos é que existem muitas críticas positivas e que o primeiro livro da série figurou entre os best-sellers da lista do The New York Times.

Percy Jackson & Os Olimpianos, já ouviram falar? Quem não acha interessante as lendas da mitologia grega?  Os deuses, semideuses, heróis que já fizeram parte de vários livros da literatura universal agora estão presentes numa nova versão escrita por Rick Riordan que juntou esses personagens mitológicos, ambientados no século XXI, com jovens heróis contemporâneos.

Um dos personagens mais conhecidos da literatura mundial, Sherlock Holmes, apareceu pela primeira vez no livro Um Estudo Em Vermelho de Conan Doyle, no final do século XIX. Além de quatro romances, o personagem ainda aparece em mais de 50 contos. Sobre as versões para outras mídias, Sherlock Holmes é recorrente em filmes, quadrinhos, desenhos e, recentemente, em uma série de TV da BBC, chamada Sherlock.

Mais algumas séries de livros (títulos das versões publicadas no Brasil):

Os Sete, André Vianco
A Torre Negra, Stephen King
O Círculo Secreto, L.J. Smith
As Crônicas de Nárnia, C.S. Lewis
As Crônicas do Rei Artur, Bernard Cornwell
A Busca do Graal, Bernard Cornwell
Crônicas Saxônicas, Bernard Cornwell
O Diário da Princesa, Meg Cabot
Desventuras em Série, Lemony Snicket
A Espada da Verdade, Terry Goodkind
Gossip Girl, Cecily von Ziegesar
Harry Potter, J. K. Rowling
Os Heróis do Olimpo, Rick Riordan
Hercule Poirot, Agatha Christie
It Girl, Cecily von Ziegesar
Os Imortais, Alyson Noël
Jogos Vorazes, Suzanne Collins
Millennium, Stieg Larsson
O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien



Kislana Rodrigues

2 comentários:

Uma serie de Livros muito boa também, é uma que conta uma narrativa em busca do graal e conta com 3 livros
O Arqueiro
O Herege
O Andarilho

Pensando aqui em quais lerei primeiro, bom... Estou com o Ladrão de raios então, acho que será ele.
Adoro dica de livros e adorei que farão resenhas semanais.
Esperando o primeiro!

;)

Milhões de beijos